E N T R E V I S T A >............Amor e Luz III n* 8
Michelle Nonato: QUAL FOI A DATA DE FUNDAÇÃO DESSA LOJA MAÇÔNICA?
Michelle Nonato: QUAL FOI A DATA DE FUNDAÇÃO DESSA LOJA MAÇÔNICA?
Rômulo Bispo: Costam em nossos registros que a data de sua fundação foi 14 de maio de 1911, era vulgar. (98 anos)
Michelle Nonato: QUAIS SEUS OBJETIVOS?
Rômulo Bispo: Fundamentalmente, levar o bem à humanidade. Cabe-nos combater o fanatismo, a ignorância e ainda temos o dever também como Maçons, de defender a Instituição Família. Em síntese, nossa Loja não pode prescindir da União e da Fraternidade entre os irmãos, pois essas são condições básicas pra vermos sempre fortalecidos, os nossos laços de amizade.
Michelle Nonato: QUEM FOI SEU PRIMEIRO VENERÁVEL?
Rômulo Bispo: Conforme Livro de Atas, o primeiro Venerável foi o Major Victalino Cândido de Almeida, grau 32, e os Vigilantes - Coronéis, Frederico Pereira Leal e José de Souza Benevides.
Michelle Nonato: QUAL A IMPORTÂNCIA DESSA INSTITUIÇÃO PARA A COMUNIDADE LOCAL?
Rômulo Bispo: No momento em que a Loja se preocupa com o bem estar do povo, lutando pela preservação dos seus direitos, tais como: Saúde Pública, Educação, Segurança, entre outros, evidencia sem que seja essa nossa pretensão, sua utilidade junto à comunidade.
Michelle Nonato: ESSA OFICINA TAMBÉM INICIAVA OBREIROS DE OUTROS ORIENTES?
Rômulo Bispo: Sem dúvida. A carência de Lojas Regulares se fazia notar também na Chapada Diamantina. Por essa razão, havia sempre uma quantidade maior de iniciados em nossa Loja.
Michelle Nonato: FOI RESPONSÁVEL PELA CRIAÇÃO DE LOJAS EM OUTRAS CIDADES?
Rômulo Bispo: De certa forma, sim. Nossa Loja, depois de muito labor, viu-se cheia de irmãos graduados em Mestres Maçons que alimentavam o sonho de trabalharem em suas próprias cidades, em Lojas Regulares criadas por eles mesmos. Muitos deles se foram e mesmo assim não se cansam de dizer o quanto sentem orgulho da antiga Loja Mater, quando visitados por nós em seus Orientes.
Michelle Nonato: QUAL O SEU CONCEITO PERANTE OUTRAS LOJAS?
Rômulo Bispo: Sempre bastante elevado, face sua atuação idônea, pautada na honradez e justiça. Com quase cem anos de sua criação, a Amor e Luz III n*8 é considerada por todas as Lojas da Bahia como exemplo, e se mantém assim, porquê sempre contou com obreiros de formação livre, dirigidos por conceituados Veneráveis imbuídos da responsabilidade de preservar cada vez mais, o nome da nossa tão conhecida Oficina.
Michelle Nonato: REGISTRA-SE INTERRUPÇÃO DOS TRABALHOS, DESDE QUE FUNDADA?
Rômulo Bispo: Em exaustiva e minuciosa pesquisa feita em nossos arquivos, verificamos e damos como verdadeira a informação de que nossa Loja nunca sofreu interrupção de continuidade.
Michelle Nonato: QUAL A EXPECTATIVA DOS MAÇONS PELO CENTENÁRIO DESSA LOJA?
Rômulo Bispo: Estamos convictos de que será uma data memorável, por isso festejaremos seu aniversário em conjunto com todas as Lojas de nossa jurisdição. Tudo leva a crer que contaremos ainda com a presença do nosso Grão Mestre, Itamar Assis e sua comitiva para o centenário.
Michelle Nonato: O QUE A SOCIEDADE ESPERA DESSES HOMENS CONHECIDOS COMO - OS MAÇONS?
Rômulo Bispo: A sociedade reconhece no maçom um homem livre e de bons costumes. Nossas atitudes nos diferenciam dos demais, apenas por termos como virtudes, os nossos exemplos de vida. Somos responsáveis pela formação dos jovens, mesmo aqueles a quem não chamamos de sobrinhos, por entender que deles, depende o futuro do país. Quando não podemos edificar um Prédio Escolar, ou mesmo uma Casa de Saúde, construimos pois, Templos da moral e da virtude. Defendemos a inclusão social ao combater as drogas e toda sorte de vícios, pois isso avilta o ser humano, tira-lhe a auto-estima e o impede de se tornar um bom cidadão. Creio que juntos, maçons e comunidade, possam aliar-se na luta por uma sociedade mais justa, menos hipócrita e que em verdade, valorize ainda mais a União Fraternal entre os homens.
Entrevista elaborada por Michelle Nonato, administradora do Blog BISPOS E ANJOS.
Gentileza fazer comentários em campo próprio, logo abaixo.