domingo, 20 de setembro de 2009

........NOVAS PERSPECTIVAS

LENÇÓIS EM CRISE BUSCA NOVAS PERSPECTIVAS

A Loja maçônica Amor e Luz III, Instituição operativa e progressista, preocupada com os rumos incertos que norteiam a sociedade lençoense em crise, faz cumprir seu dever como guardiã dos bons costumes e de liberdade, convidando o povo, inclusive os poderes, Legislativo, Executivo e Judiciário, para um ato público. Sem fugir aos princípios éticos, e voltada para o bem-estar do cidadão, a maçonaria em Lençóis não fica omissa e se engaja de forma igualitária aos demais segmentos na criação de um fórum de debates e diagnósticos. Enriquecida pela marcante presença do escritor e cineasta Orlando Senna, a noite de 17 de setembro de 2009 reuniu um público aproximado de cento e setenta pessoas no anfiteatro Afrânio Peixoto.
O palestrante Orlando Senna com profusão de conhecimento da crise que enlaça o mundo, afirma ser um momento profícuo para crescermos, mesmo que na adversidade. Com o tema- “Perspectivas para o futuro de Lençóis” retrata de forma inconteste, a situação caótica dos vários setores de nossa comunidade, com ênfase na Saúde e Segurança; que as ações isoladas não teriam proveito, e vê na vontade cooperativa o sucesso dessa luta que visa à segurança, saúde e paz do nosso povo, principalmente os excluídos e miseráveis que se avolumam em nossa periferia. Mostra com sabedoria os caminhos a serem seguidos, a exemplo da extração mineral não predatória; do turismo que é uma realidade, contudo, sozinho não é um segmento economicamente viável e passa por um período de estagnação; defendeu, até mesmo pela rica história que temos, seu enfoque cultural. Que nossas terras e potencial hídrico fossem revistos em benefício de uma agricultura mais significativa, embora saibamos da pouca aptidão do nativo nesse ramo de cultura. Conciso e enfático, concluiu sabiamente sua palestra ao dizer: “Só sairemos dessa crise com esforço conjunto; pelo semblante de vocês, seremos vitoriosos”.
A mesa diretora foi composta por autoridades de vários segmentos da sociedade, que anunciados pelo apresentador, Jânio Azevedo, externaram desejo de cooperar e se dispuseram a participar sempre que possível dos trabalhos do nosso fórum. O médico, Doutor Luiz Paulo; o também recém-chegado na cidade, Meritíssimo Juiz de Direito, Sami Storch; a Delegada de Polícia, Doutora Janete B. A. de Carvalho, que afirmou ser de fato crítica a situação da segurança; que a criminalidade tende a aumentar, pela omissão da sociedade. Representante das associações, professora Ivanyce Alcântara; Felipe Sá, presidente do Grêmio Estudantil, Márcia Martins; a Maçonaria, representada pelo Venerável de Honra, Raimundo Dourado; Antônio Jorge, do Convention Bureau, que ao lado da dinâmica e estratégica associação da qual também se insere a turismóloga, Michelle Andrade, em parceria com o poder público tem prestado relevantes serviços, promovendo a Chapada como destino turístico; vereadora, Sibélia Viana, que defendeu a Educação como instrumento de transformação social, e o representante do Poder Executivo de Lençóis, Marcos Ayrton Alves de Araújo.

Não nos parece difícil crer que também o prefeito tenha visto nessa iniciativa do fórum, oportunidade de interação maior com os munícipes, ganho com encaminhamentos, e até com soluções para os problemas citados pela mesa diretora e ratificados também por ele. Mostrou-se seguro em relação às suas metas de trabalho ao afirmar que em breve colheríamos os resultados, ainda que reconheça ser muito difícil esse momento de sua administração, em virtude de uma crise globalizada que também afeta nosso município.

Agradecido, externou sua satisfação pelo convite feito pela Maçonaria, e não escondeu seu contentamento por estar diante de uma platéia tão motivada e com personalidades que sabidamente ajudarão nessa fase crítica vivida pela sociedade civil lençoense. O fórum foi aceito, e do esforço conjunto dos seus membros surgirão ações para uma política social mais abrangente, reforçadas sem dúvida, pela efetiva participação do Poder Público Municipal.

A assembléia é finalmente convocada a participar com depoimentos, e vários deles nos enchem de esperança porque de fato queremos unir forças em prol da comunidade. Não obstante o adiantado da hora, muito mais pessoas falariam não fossem contidas por nosso gentil apresentador. Ouvimos atentos os relatos não apenas dos nativos, mas de empreendedores, ambientalistas, jornalistas, empresários e estudantes, todos imbuídos do desejo de ver que a tão importante e visitada Lençóis, possa continuar a se destacar no cenário nacional e até internacional, pela história e cultura de seu povo, e não mais por ser vista e comentada em jornais e televisão, pelo crescente índice de criminalidade, com assaltos, furtos, roubos e até assassinato. Estamos confiantes em Deus, no povo e nos poderes constituídos, para que essa situação vista como sazonal seja sanada e a paz e a tranquilidade volte a reinar.

Aparentando estar muito à vontade, ao final de sua fala o prefeito inquiriu a platéia, que votou e decidiu que o Festival de Lençóis de novo será realizado na Praça Horácio de Mattos.

Destacava-se fulgurante o estandarte, símbolo da nossa Loja Maçônica Amor e Luz III, quase centenária, a testemunhar a luta conjunta de cidadãos, filhos ou não dessa cidade histórica e cultural que certamente continuará sendo referência em toda a Chapada Diamantina.


Lençóis – BA, 17 de setembro de 2009.

Créditos – Rômulo Bispo dos Anjos.
Chanceler- Amor e Luz III