quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

...................O .N A T A L


........................A. .F E S T A. .N A T A L I N A

O que de fato existe? Natal, ou o tão esperado período natalino? De braços dados, há muito a mídia nos induziu a conviver com essa dupla farsa. Pra poucas famílias, um Natal cheio de alegria e prazer, é fato; mas, para a maioria, o engodo do desenfreado consumismo.

Em Belém, os sinos dobraram um dia, anunciando o nascimento de Jesus, o menino. Sem a pretensão de ser um Pop Star e humilde desde sua origem, se fez uma realidade para seus seguidores; viveu com "Pais Escolhidos", mas não escolheu de quem seria Pai, um dia. Ao cumprir desígnios divinos, brilharia mais que a Estrela Guia e se tornaria em breve o Pai de toda a humanidade cristã. Nascera o Jesus de Nazaré, aquele que poderia ser chamado, Papai Noel.

Seus ensinamentos e exemplos como verdadeiro Filho do Deus Pai, fazia daquele homem de inteligência superior, ser destaque inconteste entre os doutores da época, quando semeou sua mensagem de Paz e Prosperidade. Difundiu a Fé e o Amor fraterno com a sabedoria de um Rei.

E o que vemos hoje? Pais e Mães que se esquecem ou ignoram o verdadeiro espírito natalino e se comprimem num frenesi alucinado em busca do presente ideal para seus filhos e parentes. Quão bom seria se junto às oferendas, víssemos o propósito de uma mensagem cristã, menos hipócrita, enfatizando os verdadeiros motivos do Natal: A fé em Cristo, e a difusão entre os povos, da necessidade de termos um mundo cheio de Paz, Prosperidade e mais Harmonia.

Nas noites iluminadas pelas coloridas micro-lâmpadas, e aí são milhões delas, ao som bucólico das músicas tradicionais natalícias, nos reunimos em família. A troca dos citados presentes fortalece os laços de amizade, inda que reconheçamos, alguns se perdem ao apagar das luzes.

Nem tudo é só alegria nessas festas regadas ao bom vinho, tortas e frutas cristalizadas. Não raro, vemos alguns repartirem esse momento fraterno com pessoas que abandonadas pela sorte, se isolam sob pontes e viadutos à espera dos abastados, mas, também ricos de coração. É certo faltar-lhes a boa comida, entretanto, aquecidos pelas chamas das fogueiras, demonstra em seus semblantes a fartura do amor familiar. A fraternidade sobrepõe-se à fome, portanto.

É Noite de Natal, mas não estou feliz, apesar do conforto que me cerca. Ao alcance das mãos, tenho o suficiente para aquela que seria nossa grande Ceia, no entanto, falta-me o essencial, pois estou distante da minha querida família que completaria meu sonho de confraternização. Vi sobrar criatividade quando fiz pra nosso deleite, um jardim trabalhado em detalhes natalinos, que iluminado pelas luzes de enfeites de rara beleza, faria a minha festa mais linda.

O Natal de fato existe, embora sua essência venha se perdendo ao longo do tempo. Posso assegurar que o momento maior de minha felicidade nessa festa que não aconteceu, não estava entrelaçado às luzes e nem às guloseimas sempre fartas, mas, à notícia de que seria em breve, avô, pelo nascimento da primeira netinha, a filha de minha primogênita, Milena.

Pouco depois do anoitecer, não mais brilhavam as luzes no meu jardim já sem os enfeites de Natal, os quais foram por mim retirados por entender que estavam ofuscados pela ausência da minha família, que circunstancialmente não pode estar presente nesse encontro tão especial.

Parabéns, Milena! Estou convicto de que no próximo Natal estaremos reunidos, e a festa terá mais brilho pela chegada tão esperada da sua filhinha que certamente fortalecerá o Espírito Natalino que tanto buscamos preservar na nossa grande família.

Feliz Natal e um Próspero Ano Novo com muita luz e Paz.

Rômulo – 24 de dezembro de 2009.

2 comentários:

  1. Como você bem o disse, no próximo Natal a família estará maior e a felicidade também.

    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Olá meu amigo, como o natal é p/ sempre ser avô é enterno, a familia crescendo e vcs com mais luz no coração graças a nova pricesa da casa, meus parabéns e mostre a sua netinha seus conhecimentos que são muitos e o avô porreta que vc vai ser.


    abraços

    kikiu

    ResponderExcluir