sábado, 21 de agosto de 2010

Oitenta e um Anos - Parabéns, Ivanyce.

.......Querida professora e amiga, Ivanyce Alcântara de Souza.

O tempo é mesmo inexorável... Outro dia comemorávamos em festa de gala os seus bem vividos 80 anos de idade. Decorrido algum tempo, rendemos graças ao bom Deus por novamente tê-la conosco com alegria e paz, em mais um aniversário entre amigos e parentes.

Como seria maravilhoso se outra pessoa que também amei, tanto quanto a você, professora, tivesse conseguido se esquivar ao passamento precoce, pra comigo desejar-lhe, vida longa. Minha Mãe nos incluirá em suas orações, e isso fortalecerá meu vínculo de amizade a você.

No vigor dos seus 81 anos, nota-se como ostentas um corpo que ainda conserva os traços de outrora, e sem dúvida, sua boa aparência é consequência de uma saúde invejável e das suas bem escolhidas, vestes. Inteligente e altiva, você segue firme rumo ao centenário.

Um dia que não o de hoje, mais precisamente no seu aniversário passado, alguém querendo testar minha amizade e o respeito que lhe devoto, me inquiriu: “Muitos políticos e pessoas outras já renderam homenagens à professora Ivanyce; por que você se mantém calado”? Sem me aborrecer, pois estava convicto de que não faria necessariamente de público a minha manifestação aos feitos daquela mulher dinâmica, que a tantos ajudara, retruquei à insinuação nefasta com esse provérbio indiano: “Quando falares cuida para que tuas palavras sejam melhores que o teu silêncio”. Reporto-me àqueles que não têm o cuidado de esconder suas falácias, mormente quando se tornam imprescindíveis os aplausos dos incautos.

Sem que vissem, à exceção de amigos internautas, rendi à minha professora aniversariante uma homenagem em forma de crônica, com todos os adjetivos que lhe pude direcionar. Hoje, tanto quanto no ano passado, ratifico o meu respeito e amizade a você, que apesar de ter militado na área política, o fez com bastante lisura e dedicação pelo ser humano. Seus projetos foram todos direcionados à melhoria da qualidade de vida de munícipes, seus eleitores ou não.

Seus exemplos como cidadã Lençoense, somados ao que nos ensinastes como verdadeira Mestra fez de mim, e de todos aqueles que te conheceram, eternos admiradores.


....PARABÉNS PELO SEU ANIVERSÁRIO, MESTRA QUERIDA.

Rômulo Bispo dos Anos.
Lençóis – BA, 20 de agosto de 2010

2 comentários:

  1. Rômulo, Tia Ivanice (todos os filhos de Beatriz a tratavam por tia, bem como às irmãs Iracy e Ivany, apesar de serem, de fato, primas da minha mãe) é minha madrinha. Iracy foi madrinha do Chico; Ivany, do Toinho. Nota-se, portanto, os fortes vínculos afetivos, para além dos consaguíneos. A Tia Morena (Armênia Cedro Alcântara), a matriarca, queridíssima, um amor de pessoa, prima-irmã do meu avô materno, Manuel Alcântara de Carvalho, dona de bom humor incomum e muito hospitaleira, amorosa, sempre tinha alguma guloseima para nos oferecer -- moleques gulosos que éramos -- quando íamos à sua casa acolhedora. E com que inexcedível amor ela nos regalava com as delícias da sua cozinha! Saudade imensa! Por favor, diga à Tia Ivanice que mando um beijo saudoso. Se você puder fazer chegar à Tia Ivanice este comentário na íntegra, ficarei ainda mais grato pela gentileza.

    ResponderExcluir
  2. ola tio Romulo
    me chamo Elis, filha de sua sobrinha Verbenia, gostaria de manter contato
    se possível .
    meu endereço: lilicaeas001@hotmail.com
    abraços

    ResponderExcluir